quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Assim escreveu Saramago.
Revejo as sua palavras como um lema actual da sociedade de hoje em dia."ardemos muito,mas queimamos depressa" sem dúvida que sim logo de seguida fica tudo igual e já ninguém se lembra de nenhuma fogueira passo a expressão


"Este país (Portugal) preocupa-me, este país dói-me. E aflige-me a apatia, aflige-me a indiferença, aflige-me o egoísmo profundo em que esta sociedade vive. De vez em quando, como somos um povo de fogos de palha, ardemos muito, mas queimamos depressa."

Fonte - Jornal de Letras, Artes e Ideias (1999)















"fotos sapo"

10 comentários:

Fernanda disse...

Assim é, amiga Lisa!

Está cada vez mais actual o que Saramago afirma textualmente.
Todos reclamam, mas na hora de actuar, de fazer algo, ficam-se pelas palavras, entre dentes, de preferência.

Beijo

Mona Lisa disse...

Olá Lisa

A nossa triste realidade, nas palavras de Saramago.

Bjs.

Flor de Jasmim disse...

Lisa minha querida amiga
Como é impressionante ao fim de tanto tempo as palavras de Saramago estarem tão actuais, infelizmente ele tinha razão.

Lisa vou ter de averiguar o motivo por os teus posts não aparecerem no meu blog.

Beijinho e uma flor

**♥✿Franciete-✿♥** disse...

Minha querida Lisa, obrigado amiga por ter aceite o meu pedido, tudo de bom em tua vida fica sempre com Deus minha mulher anjo da paz.
Beijinhos de luz em teu coração...

Lilá(s) disse...

Olá
Prazer em conhecer este espaço...
É incrivél como Portugal está tão bem retratado neste pequeno texto!
Bjs

poetaeusou . . . disse...

*
Agulheta amiga,
perdoa-me se o meu comentário,
é diferente da maioria ,
sabes que o Saramago, serviu-se,
do Homem Jesus, Javé, Jeová ou
Emanuel, mais do que o Vaticano ?
Sabes o que ele homicidiou, no
Diário de Noticias ? saneando de
qualquer forma, amigos meus que eram mais de esquerda do que ele
mas que não tinham a "virtude" de
serem oportunistas ?
e que alguns, alegre-mente, se Alegraram" ? . . .
,
espero que a nossa amizade virtual, não se "saramago"
"alegremente" por aqui !
,
conchinhas libertadoras,
te deixo !
.

Sonhadora disse...

Minha querida

Lá dizia o outro ( O povo é sereno), e tinha razão.

Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora

Agulheta disse...

A todos os amigos agradeço comentários.Só queria dizer ao meu amigo poeta,a escrita, e liberdade da mesma deve imperar no coração dos homens,se Saramago fez tudo isso que diz não tive o prazer de o conhecer,quer como pessoa ou poeta.Simplesmente vejo que foi um Prémio Nobel e certamente não foi escolhido ao acaso,não foi por mim nem por muitos de nós que gostamos de escrever,uns melhor outros pior.Qualquer ser é livre de pensar o que quer para si,sou católica e não praticante...ou seja muito,faço o melhor e dei o melhor,cada um fará o melhor a sua maneira.
Obrigados

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Retirei o meu comentário porque já o leste, e era para ti.
Não quero confusões com ninguém.
Muito menos com gente mal formada...

Beijinho, Lisa.