terça-feira, dezembro 08, 2009



A manhã já ia um pouco alta,quando fomos dar uma volta pela serra da Lagoa.Local bonito onde temos de pano de fundo,o Gerês a serra do Marão,hoje por sinal com alguma neblina se via muito pouco.E tal não foi o meu espanto que apesar de ser uma serra de Fafe,ainda no sábado passado por aqui nevou com alguma intensidade,me disseram hoje algumas pessoas do local.Tinha por fundo ainda o Monte da Senhora da Graça,chamado de Monte Farinha.Passei em locais onde já combati alguns incêndios, e hoje fiquei feliz de ver novas plantações de pinheiro que estão abundar pelo local,tirando o Azevinho que está de novo a renascer de cinzas passadas.Neste local para além de ser muito bonito,noutras alturas a sua povoação era na maioria carvoeiras e viviam do carvão e pastorício,ainda fazem as meias de lã de ovelha para as botas grossas, que bem quentes são no inverno.Aqui abundam grandes rebanhos de cabritos e ovelhas.Era aqui que noutras alturas se fazia o famoso Raly de Portugal,um ex-líbris deste conselho,se deixou de realizar e tenho saudades quando estava de serviço ao mesmo,Hoje se fazem por aqui outros ralys mas nada que se compare o anterior.Neste local existe um grande parque eólico,para fornecer energias limpas.Depois viemos fiz o almoço,já um pouco tarde,mas a manhã foi boa ao ar livre e sem chuva.

10 comentários:

Meg disse...

Lisa,

Foi muito bom reviver o Gerês, aqui neste teu post.
Foi há precisamente um mês que lá estive, pela primeira vez... foram três dias inesquecíveis
E voltarei, logo que possa.
Obrigada, amiga.

Beijinho

alegria de viver disse...

Olá querida
Bela manhã, me deu um bocado de saudades, são locais que conheço.
Fico feliz que a natureza se renova isso é maravilhoso.
Com muito carinho BJS.

Nilson Barcelli disse...

Essa zona é lindíssima.
Fizeste uma boa descrição. Gostei.
Bom resto de semana, beijos.

Eduardo Aleixo disse...

Gostei dse vervas belas fotos e as tuas palavras de amor pela Natureza. Bem-hajas, amiga.

Laura disse...

Olaré, sabe bem sair de casa, ter companhia amiga e ver, estar entre a natureza, mas que bom... eu hoje fui apanahr ramitos, folhas secas para arranjos de natal que a minha amiga ia fazer, já tenho meu, lindo, lindo...so falta acabar o presépio, este ano nem apetece...jinhos mil a ti..laura

Dulce disse...

Lisa

Que bem faz poder sair assim, visitar lugares, renovar energias junto a natureza. Deve ter sido um lindo passeio. Que bom, minha amiga, e assim vamos nós, seus leitores, conhecendo pedaços de sua terra.
Beijos

Secreta disse...

Há de facto coisas que nos dão imensa satisfação! :)
Beijito.

Graça Pereira disse...

Que maravilha de passeio...alimenta o espírito e o corpo!! Gosto muito do Gerês. Pelo Marão passámos nós muitas vezes a caminhos das aldeias dos meus pais e dos meus sogros.
Foram tempo muito, muito felizes!
Foi bom trazeres-me essa recordação.
Um beijo
Graça

Agulheta disse...

Obrigados amigos pelas palavras que sempre deixam.A alegria de um olhar pela natureza,para mim é um raio de vida.
Beijinho a todos vós.
Lisa

Ana disse...

São terras muito bonitas também já visitei há uns anos, e gostava muito de voltar para ver de novo esses lindos lugares.
Pelas tuas palavras consegui ver essa natureza maravilhosa:-))
Beijinhos doces,
Ana Paula