quinta-feira, abril 30, 2009

Maio_ou Maias


Esta foto foi tirada nas serras de Fafe,e as ditas giestas (maias)

Nesta altura por estes lados, se usa colocar à meia noite,de hoje as mais nas portas,uns dizem que é para o mau olhado,tradiçoes acredito,mas que as há é verdade?As portas das casas são enfeitadas com ramos de giesta amarela ou com coroas de flores chamadas de maia ou maio.Vejo por aqui muita gente enfeitar as portas de giestas.
E para completar este quadro,esta boa música de um cantor que jamais esquece no coração dos da minha geração...Zeca Afonso,esta música adoro,e hoje estou com vontade de escutar.

30 comentários:

Eduardo Aleixo disse...

Aguilheta: boa música de Maio e lindas giestas não esqueças colocar na porta do teu coração...

Laura disse...

Menina, adorei, ouvi d euma ponta à outra e tem legendas, por vezes, mas que letra linda e que voz ...maravilha,a dorei e prontos..Que Ele esteja bem onde está, porque os seres de luz que lutaram pelos ideais de todos, só podem estar bem...Um beijinho no teu coraçãozinho bom..laura..

Princesa disse...

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.

um beijo e um bom feriado amanhã

Maria Faia disse...

Querida Amiga,

Neste dia do Trabalhador queríamos sobretudo trabalho para todos, acabar com a miséria e instalar nas faces das gentes o sorriso do dever cumprido, do amanhã renovado.
Mas, infelizmente, a nossa realidade é bem diferente. O desemprego cresce e, na classe dos empregados uns trabalham para compensar a inacção de outros, uns gozam louros do trabalho árduo de outros e, em todo lado cresce a insatisfação.
Sociedade de contrastes injustos aquela em que vivemos!

Um beijo amigo para ti,
Maria Faia

Ana disse...

Querida essa tradição não se faz aqui em Aveiro, mas deve ser engraçado:-)
O Zé da Maia, disse para fazer isso, mas ontem não passei por giestas, e aqui na cidade nunca as vi.
Agora a música do meu querido Zeca já a ouvi muitas vezes e nunca me canso, porque ele para mim e para ti também significa muitoooooooo!!!! É uma estrela que nunca vai deixar de brilhar!!!
Tem um dia feriado muitoooo felizzzzz!!!

Jinhossssssssssssssssssss

UMA PAGINA PARA DOIS disse...

O mar me ultrapassa.
Mas ondas haverão de contar
Aos ouvidos que lá pousarem
Que um dia sonhei no mar.

O céu não vai se importar
Quando eu monge de meu hábito partir.
Mas estrelas enquanto restarem
Hão de lembrar
Que um dia me puseram feliz.

A terra , é fato, há de me subtrair.
Mas a árvore que me deitou raiz
E as cores
Que em meu tempo colhi
Estas eu levo comigo
Ninguém há de tirá-las de mim.

Fernando Campanella

Desejo um lindo final de semana com muito amor e carinho
Abraços Eduardo Poisl

rouxinol de Bernardim disse...

José Afonso é intemporal.Parabéns!

Gui disse...

"Cantam as giestas na serra" e alegram o meu coração, completo eu.

Um beijo minha doce amiga.

Pico minha ilha disse...

Amiga aqui a tradição não é bem igual.Fazem uns maios de roupa velha e palha com chapéu na cabeça e colocam pelas terras que foram semeadas mas não foram sanchadas.Beijinhos bom fim de semana.

Agulheta disse...

Eduardo.Quer a música, ou o Maio 1º sempre estará nas portas do coração.
Beijinho.

Agulheta disse...

Laura. Ainda bem que a música e as palvras,tiveram um prazer a dobrar em ti.
Beijinho amigo.

Agulheta disse...

Princesa. Todos nós aprendemos com os erros,mas que no fundo,serão retalhos da vida que guardamos.
Beijinho

Agulheta disse...

Maria Faia. Nada mais verdadeiro que as tuas palavras,é mesmo assim,e uma sociedade sem justiça e valores actualmente,esta é aminha opinião?
Beijinho amigo.

Agulheta disse...

Ana. Como se diz; (cada terra tem seu uso e sua roca seu fuso) esta maias giestas"por aqui é uma enchente, e um tarabalho muito grande nos tempos dos fogos,tem sítios que elas nos cobrem de tão grandes que são,temos de ter muito cuidado com o fogo nelas. Quanto à música do Zeca,ontem tive uma saudade tão grande para a ouvir! significa muito e sabes bem porquê,obrigada amiga pelo desejo do feriado,estou em casa junto com o marido.
Beijinhos milllllllllllllllll

Agulheta disse...

Eduardo. Lindas as palvras sempre de grande brilho e poéticas,com que rsponde aos amigos,bem haja pela amizade
Beijinho Lisa

Agulheta disse...

Rouxinol. Obrigado pela visita,realmente o Zeca jamais se apagará.
Beijinho

Agulheta disse...

Gui. È amigo penso que era uma cantiga( á luz branca da lua, a giesta da serra) Beijinho amigo.

Agulheta disse...

Salomé.Como sempre digo,o país pequeno e tantas tradições tem,por aqui assim fazem metem nos carros na grelha da frente,dizem que é por causa do mau olhado?

Liar disse...

A minha filha ontem estava preocupadissima por não termos maias, então como eu lhe tinha dito que n consegui arranjar, no caminho para casa quando vinha da escola,ate pediu a uma senhora que levava um ramo delas uma para por na janela do quarto. A tradição já não e o que era, mas ainda há quem a mantenha.

Adoro o Zeca Afonso, resumindo foi muito bom vir ao teu cantinho.

Bjinho

Céci

Agulheta disse...

Liar. Assim é manter as tradições,que vão sendo apagadas por alguns.
Beijinho amigo

Princesa disse...

O fluir da vida pode trazer
furacões, terremotos e outras calamidades,
mas, quando o Amor existe,
atravessamos todas elas
com um sentimento de invulnerabilidade.

bom fim de senana
um beijo

Flor ♥ disse...

Lisa,

Deve ficar lindo as casas todas enfeitadas de amarelo... e que música linda!!! Amei!

Beijinhos, querida!

Anita Fonseca disse...

Adorei tudo que vi por aqui, as flores amarelas e essa canção é um acalento para nossos ouvidos.

Bijinhos.

Papoila disse...

Olá e este ano as giestas estão fericas vestidas de amarelo. Puseste o raminho? Gostei de ouvir o Zeca.
Beijos

mundo azul disse...

________________________________

Não conhecia esse costume... Flores de giesta...

Pelo sim, pelo não...Flores são sempre bem vindas e só trazem bons fluidos!


Beijos de luz e o meu GRANDE carinho...

_______________________________

Agulheta disse...

Princesa. Tens muita razão,o amor tudo vençe e nele devemos acreditar.
Beijinho bfs

Agulheta disse...

Flor. Aqui se usa fazer isto,e ainda ontem via passar carros com elas nas grelhas.
Beijinho bfs

Agulheta disse...

Ola Anita.Fico feliz que saia daqui com alento.Beijinhos no olhar.

Agulheta disse...

Olá Papoila. Sim coloquei e por aqui temos muitas nos montes (a giesta da Serra) faz a paisagem linda,o Zeza é e sempre será intemporal.
beijinho doce amiga.

Agulheta disse...

Olá Zélia.Visto na paisagem fica muito bonito,o verde vestido de amarelo.Beijinho e a luz dos teus olhos azuis,iluminem teu caminho.