quarta-feira, janeiro 07, 2009

Eu Sou do Tamanho do que Vejo



Da minha aldeia veio quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.

Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos

12 comentários:

Ana Martins disse...

Olá Lisa,
não sei o que se passa mas não tenho conseguido entrar no " Poesia de Palavras ", daí a minha ausência, contudo talvez tenha valido a pena, pois serviu para conhecer este espaço que também é muito bom.

Beijnhos,
Ana Martins

Papoila disse...

Linda foto para este belíssimo poema de Alberto Caeiro!
Beijos

Agulheta disse...

Ana! Pois não sei,por vezes a net,está lenta tem assim andado.Ainda bem que gostas-te do espaço e podes variar a leitura.
Beijinho e agradeço a visita.

Lisa

Agulheta disse...

Papoila! Agradeço o carinho e as palavras,que sempre tens para os amigos.
Beijinho

Lisa

Carminda Pinho disse...

Olá Lisa, ainda não estou em forma, mas quase.
Nada mais tenho a acrescentar ao excelente poema que publicaste.

Beijos

Ana disse...

Este Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões, usava este "heteronómio" de Alberto Caieiro, mas era dele que saiam estas palavras que faziam estas poesias tão lindas.
Sou uma fã de PESSOA, admiro-o muito e no meu Blog ele figura em muitos poemas, para mim ele e Pablo Neruda são os dois maiores poetas contemporaneos.
Foi uma escolha muito feliz que fizeste. Parabéns!
Um beijinho muito especial e tem um dia muito feliz!
Ana Paula

M@ disse...

um Oi repleto de Carinho...
~~um Oi recheado com muita Fé...
~~um Oi imenso com Afeto...
~~um Oi esplendoroso de Luz...
~~um Oi forte com Energia...
~~um Oi encharcado de Coragem...
~~um Oi embrulhado de Esperança...
~~um Oi cheio de Alegria.!!!
Bom Fim de Semana
Manuela

Maria disse...

Depois de ler Alberto Caeiro o que podemos dizer?
Obrigada!

Beijinho, Lisa

Agulheta disse...

Carminda! Agora tens de ter cuidado,por causa das recaidas,as melhoras,fica bem.
Beijinho e bfs

Lisa

Agulheta disse...

Ana! Pois como dizes,depois deste que assim escreveu,quem ficará?

Beijinho bfs
Lisa

Agulheta disse...

Manuela! tanta coisa boa amiga,este presente gostei bastante,obrigada.

Beijinho bfs Lisa

Agulheta disse...

Maria! Amigo partilha e escreve,é como gosto de fazer.

Beijinho bfs Lisa