segunda-feira, dezembro 01, 2008

Chamas



Fui eu quem desceu o rio da vergonha pela primeira vez
Despido de qualquer idéia do rebanho
Atarantado e suavizado pela validade da ação
Aos gados, a terra; aos peixes, o mar; as homens, a liberdade
Estava escrito no peito do lúcido e misterioso ancião
Eu mesmo li sem precisar de lentes especiais
Pulsava firme a idéia tal qual nos primeiros anos
E revelava além do que a boca permitia expressar
Enxuguei-me e voltei a pensar nas tardes sombrias
Em um mês pesaroso e cruel
Lembrei-me das obrigações insensatas e inúteis
Agora tão distantes e ainda mais absurdas
Aonde estou, não vejo tantas leis a cumprimentar-me
Capazes de enfastiar até o gado mais estúpido - não fosse a hipnose
Abandonei o chocalho pregado em meu pescoço desde o nascimento
Não quero ser encontrado, localizado, rastreado
Do meu passado, apenas o casco das minhas unhas
Porque a realidade que vivo é a aventura mais humana
Sem posses e sem concessões, sem medo e sem violência
Desperto e renovado, fortalecido e revitalizado
Em chamas para iluminar a consciência que reside em mim

Bernardo Almeida

6 comentários:

Maria Clarinda disse...

Mais um poema maravilhoso, adorei...está extremamente bem escrito!!!!Li, e reli.
No outro post assinei como Clarinda Galante, desculpa o engano...Jinhos

Laura disse...

Sem posses e sem concessões, sem medo e sem violência
Desperto e renovado, fortalecido e revitalizado
Em chamas para iluminar a consciência que reside em mim.

Ai se todos se transformassem assim!.... Ai que belo mundo teriamos.. Um beijinho da laura para a minha Bombeira Favorita!...

Carminda Pinho disse...

Lisa,
bonito o poema desse autor, que não conhecia.

Peço desculpa por andar arredada, mas há tempos assim...

Beijos

Maria disse...

Que belo post, minha querida....
Está frio e nem por dentro aqueço. Mas vou daqui bem melhor...
Beijinho, Lisa

Anónimo disse...

Amiga vim aqui para ler as novidades. Bravo bombeiro bem merece o louvor. Adorei os textos. Um beijinho de amizade. cinda

Agulheta disse...

Aos amigos que por aqui passaram,e deixaram o seu gosto e opinião,com uma linda mistura de amizade,o meu carinho para todos,sejam felizes como para mim desejo.
MARIA CLARINDA
LAURA
CARMINDA
MARIA
CINDA
Com abraço para todas,de coração