terça-feira, agosto 19, 2008

Viana Festas D, Agonia


Isto é o Minho,de lindas Mulheres

Praça da República


Igreja de S. Domingos



Capela da Senhora D,Agonia

A partir de amanhã,começa a maior Romaria do Minho,festas de Nossa Senhora D,Agonia em Viana do Castelo,para além de ser uma grande festa tem a beleza natural da paisagem,o bom acolher,cidade saudável,tem rio e mar e montanha. Gosto desta terra como se fosse a minha natural,me sinto bem;Ao longo dos anos gosto sempre de fazer praia por estes lados,embora possa ir a outros lados.
Mas falando em festa,amanhã tem a procissão ao mar,gosto de ver os belos tapetes feitos durante a noite de hoje para amanhã pelas gentes da ribeira,os andores a entrar na barra e serem conduzidos pelos barcos engalanados de lindas flores e bandeiras diversas a tocar,é neste momento alto, que se junta muita gente vindo de diversas partes de Portugal.Os Gigantones e Cabeçudos que só por este lado tem encanto,até pareço criança,no meio deles.O cortejo etnográfico,comemorativo dos cem anos "paradas" e "cortejos" de Nossa Senhora D,Agonia.
Para não falar do Grande poeta Pedro Homem de Mello,que também escreveu sobre Viana e seu povo,onde a voz da nossa Amália imortalizou "Havemos de ir a Viana" oh meu amor de algum dia.
Querendo consultar mais sobre a festas de Viana aqui http://www.vianafestas.com/festas-agonia/

4 comentários:

Laura disse...

Ora bom dia! Vinha ver como vai a nina agulheta e os fogos para apagar, que sejam apenas no coração e que este só fique um tiquinho chamuscado!...
Eu nasci quase lá em Viana, mais precisamente em Valença do Minho, mas mal conheço a minha terra, visto que não fixamos lá raizes!...
Mas já fui a Viana algumas vezes em tardes calmas e fiquei ali a olhar o mar que é lindo... Beijinho da laura..

Agulheta disse...

Olá amiga. Pois cada um lugar que diz é muito bonito,sempre que vou a Viana dou um saltinho a Valença,venha lá o abraço minhota!Por aqui não tem havido fogos,tem havido muita vigilância e as pessoas tem medo de fazer as queimadas.pois senão são multadas,já devia ser isto a muito tempo,mas está tudo bem por aqui.
Obrigada pelo carinho. Beijinho Lisa

Sophiamar disse...

Uma romaria de destaque em Portugal.Já a tenho presenciado várias vezes. É linda e imponente.

Beijinhos

Agulheta disse...

Sophia. Este ano dizem que é melhor,só capaz de ir ver o cortejo histórico no sabado,pois a pouco começou a chover,vamos ver.
Agradeço visita e amizade. beijo Lisa