terça-feira, julho 01, 2008

Floresta


Assim não, é destruir


É bonito de ver o verde


Entramos na época de incêndios dizem! Mas será que há épocas, tenho dúvidas pois muitas vezes arde no inverno! Só basta um pouco de sol, para começar a arder. Todos os anos se gasta milhares em meios e mais meios, mas continuo a ouvir corpos de bombeiros dizerem, que lhe falta algo, fardamento, viaturas condignas para combater os mesmos.
Esta coisa de épocas” nunca aceitei muito, parece a época da caça, da pesca, ou balnear?
Se calhar, dar meios aos Bombeiros, fazer um levantamento nacional, ver quais as necessidades de cada corporação se realmente tem, faltam dos mesmos meios, os que tem mais área florestal…assim acho que seria útil mas não.
Nos anos oitenta, havia alguns fogos e grandes por vezes, mas o amor a camisola era muita, ninguém podia ouvir as sirenes tocar, aí era tudo pela causa, hoje já nada é assim os interesses que entretanto se criaram foram muitos, é tudo a dinheiro, senão é ver se fazem limpeza como devem, cortam a madeira e ficam os ramos nos montes, se vai acumulando manta morta, depois vem tempo de sol e quente lhe chegam o lume, é mais rápido e barato! Basta um fósforo, pois ainda não vi, incendiários a ficarem presos. Deviam obrigar a limpar os donos das matas e até o Estado a fazer a limpeza. Eu sei que pode haver excepções, que a mesma possa arder derivado a causas naturais, mas será muito pouco, o resto sabemos todos como é
Gosto muito da Floresta, bem tratada e devemos cuidar dela, para que todos possa-mos viver e respirar como se deve, precaver a sua destruição olhar pelos seres que nela habitam, para que um dia tudo não passe de um planeta morto e sem vida.
Seria bom deixar para os filhos e netos, a beleza que é a floresta

2 comentários:

anjo disse...

olá amiga , pois entramos na fase de reforços ao combate ao incendio e com esse reforço eu tb estou incerida , pois o + engraçado e que os grandes incendios são na fese do outono ,espero q tenhamos um verão calma , mas enfim n sabemos mas cá estamos para trabalhar se for preciso ;) beijos e bom trab tambem para ti

Agulheta disse...

Olá Anjo.Pois entramos na fase negra! a de mais calor,mas sse ouver uma mão criminosa pior,nada se retem; como dizes a força do voluntariado é maior,e estamos aqui para esta luta! Vida por vida.
Beijinho Lisa