terça-feira, maio 20, 2008

Os Meus Heróis




Prezo os símbolos, o rasto e os sinais
da minha nostalgia portuguesa.
Mas os meus heróis verdadeiros não vêm na história;
não têm monumentos nas praças domingueiras
nem dias feriados a lembrar-lhes o nome.
São heróis dos dias úteis da semana:
levantam-se antes do sol e recolhem apenas
quando a noite se fecha nos seus olhos.
Lavram a terra, o mar, e são jograis
colhendo a virgindade pudica da vida.
Sobem aos andaimes, descem às minas
e comem entre dois apitos convulsivos
um caldo de lágrimas antigas.
São os construtores do meu país, à espera!
Mouros no trabalho e cristãos na esperança;
famintos do futuro, como se a madrugada
fosse seara imensa apetecida
onde o sol desponta nas espigas
sobre o casto silêncio da montanha

António Arnaut

6 comentários:

Colibri disse...

Sim, esses são os heróis silenciosos e discretos que fazem a vida despontar e que operam o milagre da sobrevivência.

Sim, esses são os verdadeiros heróis...

Beijinhos

salome disse...

Já aqui tinha passado e comentado mas o comentário foi ao ar,problemas aqui com o blogger.
É amiga os verdadeiros heróis são aqueles que pela madrugada se levantam para dar o sustento á familia e não os senhores que ganham,ganham mas não sabem e verdadeiro significado de ganhar.Beijinhos de carinho e um bom feriado.Salomé

Agulheta disse...

Colibri.
Obrigado pela visita e pelas palavras.
Beijinho Lisa

Agulheta disse...

Salomé.É amiga,estes são os que lutam pela sobrevivência,no dia a dia.
Beijinho Lisa

marcia rocha disse...

Parabéns pelos seu, vim do blog da menina do Rio conhecer seu espaço e tb na coragem te pedir um favor se puder rs, estou captando mais votinhos lá no alma guerreira, se puder deixar votinhos diários, agradeço, mural 1-acesse aqui o link
http://fribeiro1953.sites.uol.com.br/blog/destaqnet.html
Tenha um lindo feriado e depois leve meu award azul canto esquerdo do blog.Tem também oração especial aos amigos blogueiros venha conhecer meu espaço e ouvir também:), será sempre bem-vinda.

Agulheta disse...

Olá Márcia.agradeço a visita e irei passar no seu blog.
Beijinho e bom feriado Lisa