terça-feira, abril 29, 2008

O Dia Internacional da Dança


O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de Abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.

A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do Balé moderno.

Entre os objectivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contactem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redacções sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano

Como sou aficionada pela mesma a razão do post.

Rabiscado por Agulheta

10 comentários:

Manuela disse...

Olá amiga.
Pois é hoje é o dia da Dança.
Então boas danças.

Beijinho

MAnuela

amigona avó e a neta princesa disse...

Pois dancemos, então!!! Beijos...

Auréola Branca disse...

Gostaria que aceitasse um presente que está lá no meu blog, a sua espera.
Abraços.

salome disse...

Nem eu sabia que era dia da dança.Por aqui muito trabalho,e para complicar exame aos intestinos amanhã ás 7.30 da noite.Beijinhos de carinho amiga Lisa.Salomé

Cöllyßry disse...

Bela arte esta, dança que faz bem ao corpo e mente...

beijo terno e doce, amiga

Agulheta disse...

Manuela.
Agradeço comentário,mas não dançei.
Beijinho Lisa

Agulheta disse...

Amigona.
Se assim o desejares.
beijinho Lisa

Agulheta disse...

Auréloa Branca.
agradeço e vou passar para recolher o presente.
Beijinho Lisa

Agulheta disse...

Salomé.
Como vê,assim é pena ter,muito trabalho.
Beijinho e boa sorte com a saúde Lisa

Agulheta disse...

Collybry.
Sempre gostei de dança,e admiro muito esta arte.
Beijinho Lisa