terça-feira, abril 22, 2008

Dia Internacional da Terra


O Dia da Terra é uma data festiva (22 de Abril) celebrada em muitos países. Seu criador, o senador norte-americano Gaylord Nelson, instaurou este dia para criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientas para proteger a Terra.

HistóriaA primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los.
O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulara por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.
"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."



Rabiscado por Agulheta

10 comentários:

Ludo Rex disse...

«Só temos esta Terra para vivermos e sermos felizes»
Kiss em Liberdade

Sophiamar disse...

A Terra é a única casa que temos e tratamo-la tão mal. É ao homem, mau inquilino seu, que se devem as principais maleitas de que sofre e que, pouco a pouco, se tornam incompatíveis com a vida.

Beijinhos, amiga!

salome disse...

É a nossa terra e todos deveriam tratar bem,mas não é assim.Beijinhos amiga e abraço deste meu Pico. (isto por aqui está cheio de trabalho,ando nos afazeres do Espirito-Santo,como disse lá pelo desafio quem sou eu )

Manuela disse...

Amiga Elisa ainda bem que ficou contente pelo destaque.
Bem merece.
Se quiser um selo para o seu blog eu faço.
Aquele fui eu que fiz e clicando em cima vai direito ao seu blog.
Abraço

Manuela

Anónimo disse...

À que amar este planeta azul. Bjs cinda

Agulheta disse...

Ludo.
Agrdeço a visita,realmente temos esta,mas muito mal tratada,pela mão de quem?
Beijinho Lisa

Agulheta disse...

Sophia.
Pois é amiga,onde a mão do "homem" passa estraga,senão vejamos como esta cuidada as serras o litoral,só construção,mas de casas de quém?
Beijinho Lisa

Agulheta disse...

Salomé.
Pois muito me custa passar em alguns lados e ver tudo a monte,só lixo,eu compreendo que ande atarefada,mas venho sempre que der.
Beijinho de amizade Lisa

Agulheta disse...

Manuela.
Obrigada pelo carinho,deixado neste espaço,mas eu faço o selo basta ter a imagem,mas do fundo do coração agradeço,como o destaque.
Mil beijinhos e abraço Lisa

Agulheta disse...

Cinda.
Eu gosto deste espaço que é a terra,pois muito me bati,pelos montes a apagar as chamas que comem todos os anos muito das nossa paisagens.
Beijinho Lisa