domingo, outubro 21, 2007

Fogo


É com grande desanimo,de dor e insatisfação que vimos mais uma vez a serra do Gerês arder,se perdem grandes espécies,animais florestais pela culpa do homem,não poderemos ficar indiferentes a estas causas,por mim falo mais do que ninguém,foi no começo da tarde de ontem e tem chegado até agora,se o calor não é tanto assim se a humidade da noite já é alguma,não há piqueniques na zona,só pode ser fogo posto! ou queimada mal controlada,só sei que durante a noite aqui na zona tivemos que chega-se para nós,ainda se deslocou para o local,alguém para contribuir.
Pois por aqui foi vira,vira até cair para o lado,como vamos de vigias! onde param os grupos rápidos para ver estas coisas,depois da casa roubada trancas a porta,pois deviam continuar até o tempo ficar mais fresco,ou então por corpos permanentes e profissionais,não contar com só voluntários deste país,pois é o corpo mais presente,que governo nenhum, terá jamais dinheiro que lhe pague,as canseiras e consumição de perda de sono,e luta .
Chegamos a um ponto temos vontade de largar,tanto é o desanimo de ver o verde de repente negro,depois o vento nos corta os braços,assobia pelo monte acima e vê-lo a comer o que tem a sua frente,peço a Deus força para a luta,mas a natureza agradece o esforço,pois amanhã será tarde para ver os estrago e a solidão.
Só esta noite ardeu muitos hectares de floresta,protegida! Falamos no Gerês claro,amanhã será noutro lado,eles queimam os habitantes sofrem,a vegetação os animais,os incendiários andam a solta,pois a cadeia não tem lugar para eles,ou se calhar não convém

Rabiscado Agulheta

6 comentários:

Carminda Pinho disse...

Pelo que leio não foi um bom fim de semana o seu amiga.
Subscrevo as suas palavras de revolta.
Beijinhos

Praia da Claridade disse...

Bonito texto de revolta e desabafo !
Os fogos lá continuam e quem lá devia continuar para proteger as nossas florestas já por lá não andam...
Ainda por cima o Gerês é uma zona protegida !... Protegida por quem e como ? Será que os fogos não estão incluídos ?...
É por isso que acontecem estas tristes cenas, com fogos que "nascem" não se sabe bem como, mas dá que pensar...
Será que só há fogos na "época dos fogos" ?....
Uma boa semana.
Beijinhos

Vieira Calado disse...

Agora até quase no Inverno!
No Gerêz.
Continuo a desconfiar muito.

Obrigado pela sua visita ao meu blog e pelas palavras.
Bem haja.

manuela disse...

Eles andam aí...
Os incêndiários.
Nem nesta época ficam quietos.
Só descansam quando tudo estiver negro.
Boa semana
Manuela

zé (do beco) disse...

É certo que nem as grandes potências, como os EUA, conseguem vencer as leis da Natureza. Basta ver o que se está a passar na Califórnia para podermos comparar com Portugal. Temos um clima idêntico e um tipo de floresta de pinheiros propício a alimentar grandes incêndios mas enquanto esses tarados andarem à solta, não vai sobrar uma árvore que nos dê sombra.
Quando fui à Serra da Estrela pela primeira vez, em 1972, subíamos bem acima do Sanatório sem ver nada, devido à densidade da floresta. Hoje, tirando o parque de merendas acima da Covilhã, e um pouco de mata na zona de Manteigas, a Serra da Estrela é uma pedra nua.
Pelo andar da carruagem o Gerês vai pelo mesmo caminho. Ainda no ano passado acampei em Lamas de Mouro e achei que a Peneda-Gerês já tinha tido melhores dias. Desde 1988 que vou passando por aí e, de ano para ano, alargam-se as zonas queimadas. Agora, com o aquecimento global a prolongar o Verão até quase ao Natal, pouco falta para vivermos no deserto. Mas os "camelos" que nos governam continuam a pôr os criminosos em liberdade…
Bjs.

Agulheta disse...

Agradecer! Amigos que todos visitaram este blog,deixaram palavras sinceras,de carinho amizade,sobre este texto aqui colocado,muitas vezes dá um pouco de revolta,pois a nossa floresta é queimada pela mão do homem"sem ninguém olhar para o que destrói,vimos no terreno a luta até cair para o lado. O meu abraço para a Carminda: Uma querida amiga,beijo.Lisa
Para o meu amigo querido Filipe,da Praia da Claridade,beijo.MariaElisa
Para o Vieira Calado,abraço e beijinho. Lisa
Para a Manuela um xi coração de amizade.Lisa
Para o amigo Zé do Beco,sempre interventivo e atento as causas sociais,obrigado Zé beijo Lisa

Para todos mais os que vierem por bem obrigado